الاثنين، 10 يناير، 2011

NÃO “ PISE NA BOLA “

Recrutar e selecionar executivos é, sem dúvida, um dos trabalhos que não apenas ocupam, mas preocupam o consultor em RH. Como intermediário entre o profissional e a empresa precisa conhecer com exatidão o que ela pretende alcançar com a admissão do elemento, sendo esse conhecimento imprescindível, não apenas para identificar nos candidatos os conhecimentos que irão ensejar o perfeito exercício das funções que lhe serão atribuídas mas, também, as características pessoais que contribuirão para seu sucesso integral.

Ser extrovertido ou introvertido será bom ou mal, de acordo com as funções do cargo. Por exemplo, ser extrovertido é indispensável, se destinado a contatos com o público, atividades de vendas, merchandising, relações públicas, atendimento telefônico , tudo o que envolva a imagem da empresa e a qualidade de seus produtos ou serviços.

Se, no entanto, suas atividades envolvem concentração,
análise, pesquisa, será recomendável o candidato menos extrovertido, até mesmo introvertido, desde que seu grau de introversão não o iniba para um bom relacionamento no local de trabalho.

O bom consultor em RH tem em mente que uma admissão equivocada poderá resultar em incalculáveis prejuízos para o empregador, não apenas os erros ou omissões que terão ocorrido e nem o custo de sua
permanência no cargo mas, principalmente, os objetivos não alcançados e o reflexo nas demais áreas da empresa.

Há que se considerar, ainda, qual a contribuição que o candidato poderá trazer à manutenção de um bom ambiente de trabalho, com a participação de todos, o que otimizará a produtividade e o desenvolvimento da empresa e de todos os que dela participam.

Indispensável, portanto, um amplo entendimento entre a empresa e o consultor em RH , planejando-se cuidadosa-mente o que será feito para a identificação dos melhores candidatos. E, sobretudo, nada de precipitações, para que não se opte pelo “menos máu”, mas pelo ótimo.

Álvaro Ramos,
Diretor
www.carneiroramos.com.br
PABX ( 11 ) 5543-8310

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق