الاثنين، 12 سبتمبر، 2011

VALE A PENA LER DE NOVO - Com vistas à Presidente da República e ao Ministro da Educação.

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
Urge que essa importante matéria volte aos currículos escolares, para que se restaure o sentido de democracia e amor à pátria.

Talvez nos considerem sonhadores; talvez classifiquem o tema de utópico, mas alguém, neste país, tem que começar a pensar ( e agir ) em relação a este assunto, cujos resultados provavelmente não nos favorecerão, mas sim a nossos descendentes. Procuraremos sensibilizar as bancadas do “trigo” para que derrotem as bancadas do “joio”. Afinal, não só de corruptos e apátridas se constitui o nosso legislativo.

Formemos uma corrente neste sentido, procurando sensibilizar nossos amigos e parentes para que se somem a nós, sugerindo, questionando, planejando, agindo. Nossos e-mails:-

executivonota10@gmail.com e crc@carneiroramos.com.br

receberão seus comentários, que poderão ser postados também acionando o item “comentários” ao pé desta mensagem. Transcrevemos o arrazoado abaixo, embora não seja de nossa autoria, porque sentimos corresponder plenamente ao nosso pensamento.

Como nosso telefone fixo tem estado em frequente comunicação, disponibilizamos os celulares (11) 6279-0273 e 9451-8964, onde estaremos à sua disposição.

Cordialmente,
CIDADANIA-BRASIL-ONLINE
Álvaro Ramos.
_______________________________________________________________

“ Pela volta da Educação Moral e Cívica.” (*)

“Há mais ou menos uns 17 ou 19 anos muitas escolas tinham uma grade de horário e de matérias bem diferentes das de hoje em dia, naquela época as escolas públicas ainda ensinavam música aos seus alunos, naquela época não havia aprovação automática, naquela época a escola pública não era a sucata que é hoje e naquela época havia uma matéria que sempre me despertou o interesse, mesmo quando ainda não a estudava, era uma tal de

"Educação Moral e Cívica".

Duvido que alguém da minha idade se lembre, mas os mais velhos com certeza lembram. Para quem não sabe, transcreverei um resumo do que se trata a matéria, retirada de um livro da década de 70: "A educação moral e cívica deve harmonizar tradição com progresso, a segurança com desenvolvimento. O civismo deve empolgar os jovens diante dos inúmeros problemas a serem enfrentados e que necessitam de um verdadeiro espírito de civismo, que compreende um diálogo entre os cidadãos de um país e, numa outra dimensão o diálogo entre nações.". Ou seja, a matéria nada mais era que um conjunto de normas e condutas que tinha o intuito de formas cidadãos, mas o que mais chamava a atenção é que esta matéria era direcionada a alunos do primeiro grau, atual ensino fundamental.

Para se ter uma idéia, tal matéria abordava diversos assuntos temas como educação, consciência, caráter, virtudes, vida social, direitos e deveres, dentre muitos outros. Revendo um antigo livro da matéria (o livro é da década de 80), logo nas primeira páginas você já é tomado oito páginas onde se resumem perfeitamente os deveres cívicos e morais de qualquer cidadão, ainda há também duas páginas dedicadas a explicar os conceitos de educação, moral e civismo. Vendo o livro mais a fundo pode-se ver que ele vai bem mais a fundo no que se dispõe a formar um cidadão, informando não apenas sobre os deveres do cidadão para com sua pátria, mas também ensinando valores e virtudes como respeito ao próximo, respeito as autoridades, ensinando a importância da educação e do caráter na formação de uma pessoa.

Entoar o Hino Nacional enquanto a bandeira era hasteada, saber de cabeça todas as datas comemorativas importantes, saber os sinais de trânsito, eram coisas simples que se aprendiam com Educação Moral e Cívica, pois até mesmo tínhamos de saber a constituição brasileira, dois exemplos disso são as páginas 113 e 129 do livro que tenho aqui, que respectivamente mostram um trecho da Constituição Brasileira sobre nacionalidade e outro sobre a família, educação e cultura (ver imagens no original deste texto (*).

Essa matéria foi abolida do currículo escolar no início da década de 90, se não me engano, e é algo que faz muita falta na formação acadêmica e social das crianças de nosso país. Caso você esteja se questionando do porquê dessa matéria ter sido limada do ensino nacional, a resposta é bem simples; pensem bem, que serventia tem para um governo uma matéria que ensina as pessoas a serem cidadãos, que lhes informa sobre seus direitos e deveres, que lhes ensina amor a pátria? Um cidadão que tem pleno conhecimento de seus direitos e deveres, que ama sua pátria, é um cidadão que questiona, e um cidadão que questiona, não é algo que um governo como tivemos e andamos tendo querem para si, pois um cidadão que questiona é muito perigoso.

Mas há outra questão que deve ser levantada, a simples volta do ensino desta matéria solucionaria os problemas de nosso país? Não, mas a médio prazo teríamos uma mudança significativa. Leve em consideração o seguinte; hoje temos por volta de 12 milhões de crianças matriculadas da 1ª a 4ª série, se essas mesmas crianças começassem a aprender essa matéria já no próximo ano letivo, e seu ensino fosse continuado por todo o primeiro grau, em 8 anos teríamos um número significativo de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, se o ensino fosse ampliado para o 2° grau teríamos então um total de 12 anos contínuos na formação de um cidadão plenamente ciente de seus direitos, e levando em consideração que nessa etapa ele já seria um eleitor, o que veríamos seria uma total mudança em nosso país.

Infelizmente isso não passa de uma mera utopia, pois que governo brasileiro se interessaria em formar cidadãos bem informados? Finalizo esse artigo com uma transcrição do livro "Atividades de Educação Moral e Cívica" de Siqueira e Bertolin da editora IBEP:

"Quem tem cultura enxerga mais longe, descortina novos horizontes. Quem não tem cultura tem visão limitada, limita-se às coisas e atividades do dia-a-dia. Quem tem cultura tem mais senso crítico, maior capacidade de análise das pessoas e das coisas..."

Preciso dizer mais alguma coisa? “

________________________________________________________________________
Pela volta da Educação Moral e Cívica- Pensamentos Equivocados - Artigo de Pk Ninguém | Domingo, Agosto 31, 2008 Marcadores: Autor: PK Ninguém, Opinião, Pensamentos - ( * ) Pesquisa Google – Educação Moral e Cívica – 1º. Item.
_________________________________________________________________________

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق