الأربعاء، 20 يوليو 2011

BRASIL PASSADO A LIMPO - Usemos o "filtro" das urnas...

...BRASIL PASSADO A LIMPO!...
... usemos o a’filtro’ das urnas, expulsando os corruptos e os comodistas de nossos parlamentos...
Como cidadão brasileiro, com 90 anos bem vividos, tendo sentido os efeitos de diferentes estágios da política brasileira, com diferentes filosofias políticas, e práticas econômicas vejo, com pesar, que o país vive uma situação singular, enquanto os indicadores econômicos são favoráveis nota-se e sente-se que os valores vão se invertendo, transformando a democracia em anarquia e a liberdade em licenciosidade !...

Invasões, depredações, buscando-se nivelar invasores e invadidos, levando-os a uma hipotética e utópica mesa de negociações ! Políticos desavergonhados recebendo vultosas quantias de orígem inconfessável e tendo a cara de páu de pedir perdão, “eu não faço mais isto. Continuem votando em mim...”

Creio ser necessária uma grande reforma política, eliminando-se as incongruências que existem no que concerne ao texto e a prática da Constituição de 1988. Os poderes da República, ao contrário daquele texto, não são soberanos e independentes entre si” , porque os ministros do Poder Judiciário são nomeados pelo chefe do Poder Executivo. Dos 11 ministros do STF 7 foram nomeados pelo atual Presidente da República !...

Entendo que aqueles ministros deveriam ser nomeados por um Colégio de Desembargadores, sem qualquer interferência política, sendo inarredável, de forma pétrea, o princípio do “notório saber jurídico e procedimento ilibado “.

Mentirosa, ainda, a Constituição, quando afirma que “todos são iguais perante a Lei...” Há prisão especial para o portador de título universitário, mesmo que ignorante e portador de diploma comprado e prisão comum, compartilhada com marginais de alta periculosidade, para autodidatas de grande cultura !

Isto sem falarmos no Foro Privilegiado, que se transformou no grande manto protetor de criminosos do “colarinho branco”... Quantos políticos e altos funcionários já foram condenados desde a sua criação no governo FHC ?... Se igualdade houvesse, outrossim, os aposentados e pensionistas teriam as mesmas vantagens de seus colegas do serviço público, o que não acontece !...

Votou-se um Estatuto do Idoso que funciona apenas parcialmente, porque nossos velhinhos continuam mendigando assistência médico-hospitalar na rede pública, enquanto os privilegiados se internam nos hospitais 5 estrelas de São Paulo, por tempo ilimitado e talvez por conta do dinheiro público. Na semana anterior 32 velhinhos morreram na cidade de Santos, por falta de atendimento inadequado !... Autores de furtos famélicos são presos, algemados e humilhados... No entanto, um governador corrupto, em flagrante delito, recomenda-se que sua imagem ( ou máscara...) não seja exposta. E aquela cara sorridente, confiante, como se não estivesse ocorrendo !


As Forças Armadas foram sempre guardiãs da pátria, encarnando o sentimento de patriotismo e brasilidade, salvando a nação de eminentes riscos promovidos por filosofias políticas estranhas, contrárias à nossa índole e aos nossos anseios . Mas foi minimizada, tirando-se de seus chefes o “status” de ministros, limitando-se-lhes a autoridade e submetendo-os ao poder civil. As atividades são essencialmente técnicas e o Ministério da Defesa deveria ser obrigatoriamente de um militar, com mandatos limitados exercidos alternadamente por representantes das três armas . A escolha seria feita pelo Presidente da República através de lista triplice elaborada por militares mais antigos.

Os parlamentares brasileiros ficariam impedidos de “julgar em causa própria” votando suas próprias melhorias financeiras, o que gera concessões absurdas e aumentos exagerados dos custos públicos !... Seria estabelecido que os aumentos seriam eventuais, não podendo exceder os índices oficiais de inflação e com validade apenas para a legislatura seguinte. Verbas adicionais, como “auxílio paletó”, viagens de parentes e análogas, não seriam permitidas. Seria, srs. Magistrados, um Brasil passado a limpo !

De imediato vamos abrir um crédito de confiança à presidente Dilma Roussef, que vem demonstrando, nesses primeiros meses de governo, firmeza e determinãção, qualidades imprescindíveis à governança de um país de proporções continentais, grandes diferenças culturais e regionais e necessidades diferenciadas em suas unidades.

Que a presidente Dilma consiga senão erradicar pelo menos minimizar a corrupção que corróe o país, dominado por uma classe política que age em causa própria relegando "às calendas gregas..." os interesses da nação. Vamos em frente, presidente Dilma, que lograremos nosso objetivo.

Álvaro Ramos / SP/SP 12.02.10

CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Art. 5º - Inciso IV
“É livre a manifestação do
pensamento, sendo vedado
o anonimato.”

هناك تعليق واحد: