السبت، 22 مايو 2010

ACORDO DE TEERÃ existe ou não a carta de Obama ?

ACORDO DE TEERÃ
... EXISTE OU NÃO A CARTA DE OBAMA ?...

Em nosso comentário anterior mencionamos, com referência a este assunto, o seguinte “ o procurador age em função de uma procuração; se ela inexiste, não existe a missão.” O que se inferia da mídia, naquela altura, era que Lula se arvorara em mediador por seu livre arbítrio o que, do ponto de vista diplomático, parecia arrojado, gerando desdobramentos imprevisíveis. Afinal, um pouco de ousadia até que é bom, melhor que a apatia !... Mas neste caso a posologia teria sido excedida.

No entanto, o noticiário de hoje menciona trechos importantes de uma carta que, ao que tudo indica, teria sido enviada ao Presidente Lula por seu colega Presidente Obama, carta essa que, a nosso ver, vale por uma procuração. O que nos parece nebuloso é que Obama sugerisse a intervenção de Lula e, quase simultaneamente, articulasse na comunidade internacional a prática de sanções contra o Irã, inclusive envolvendo a França e a China, que estavam, até então, solidários com a ação do Brasil e da Turquia.

Se os termos do acordo foram aprovados por Ahmadinejad, foi descabido o encaminhamento à ONU, por Obama, de proposta de sanções contra Irã. A referida carta de Obama terá que vir a público, para que a opinião pública mundial, na qual nos inserimos, conheça a verdadeira posição do assunto , de magna importância para toda a humanidade.

Assim, o desejável será que se prossiga na definição e prática das ações resultantes do Acordo de Teerã, sem o acionamento de quaisquer sanções, validada a atitude do Brasil , na pessoa do Presidente Lula, pela “ procuração “ mencionada. Que a carta que Brasil e Turquia devem ter enviado aos outros 13 membros do Conselho de Segurança da ONU produza os resultados colimados, evitando-se novas sanções contra o Irã e dando-se prosseguimento aos procedimentos necessários à consumação desse mesmo acordo.

Aguardemos, esperançosos, novas e melhores notícias.

Álvaro Ramos
________________________________________________________________________________

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق