السبت، 18 ديسمبر 2010

REFLEXÃO - A POLÍTICA NO BRASIL - Tem solução ?...

A propósito da ...
“MENSAGEM AOS MEUS FILHOS”
(Jornalista e deputado estadual – Estadão – 17.12.2010-Pág A2)


Simpática, sincera e profunda essa mensagem, que ousamos analisar, justamente por proceder de alguém que, após militar por tantos anos na política sem se deixar contaminar pelas freqüentes e lamentáveis infecções legislativas, transmite a seus filhos e, por tabela aos seus concidadãos, posto que publicada, conceitos interessantíssimos, como se segue.

“ Filhos, vocês aprenderam comigo a gostar de política, mas entendam que ela é, ao mesmo tempo a arte de iludir os outros e a de enganar a nós mesmos. Como político,escritor e jornalista desde os 17 anos de idade confesso a vocês que, agora mais maduro, estou desencantado com as palavras. E também com as idéias que elas servem para formular e com as ideologias atraentes, todos, assim, se eximem de raciocinar. De todas essas formas citadas, as ideologias são , de longe, as mais traiçoeiras.”

“ As palavras, as idéias e as ideologias são, na prática, somente expedientes pelos quais a gente se dispensa de pensar. Como todo mundo se empolga com frases bem construídas, idéias sublimes, ideais românticos e ideologias atraentes, todos, assim, se eximem de pensar”.“ As desigualdades sociais nunca foram reduzidas em função de ideologias. Somente mudaram de nome.”

Consideramos estes comentários uma extraordinária reflexão que, a nosso ver, reflete a política brasileira. Candidatos trocam de legendas sem pensar em sua ideologia. Não se buscam homens para cargos, mas sim cargos para homens, importando tão somente atender às exigências dos puxadores de votos.

A famosa dança das cadeiras chega a ser cômica, para não dizer trágica. Projetos que seriam saneadores, como o “ Ficha Limpa” , que por sinal foi “violentado” em seu nascedouro, está ficando inócuo. A majestade de nosso Congresso ruiu, porque ruíram muitos de seus componentes. Os partidos políticos viraram balcões de negócios, cujas contas são pagas pelo povo.

E é lamentável que os homens honrados, dignos, de reputação realmente ilibada se afastem da política, para não se sentirem irmãs de caridade em um lupanar !...

Ilustre João Mellão Neto, receba meus cumprimentos, cordiais e patrióticos.

Álvaro Ramos
crc@carneiroramos.com.br
www.soramramos.blospot.com

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق